Guia básico de ações afirmativas na pós-graduação
O documento busca auxiliar os programas de pós-graduação e as instituições de ensino superior a criarem ações afirmativas em favor de diferentes grupos sociais.
As ações afirmativas são adotadas por cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) de universidades públicas desde 2002, mas começaram a se difundir pelos programas de pós-graduação somente a partir de 2012. Como essas políticas são recentes, é importante que:
- os programas de pós-graduação e universidades possam obter insumos sobre possíveis desenhos institucionais, e
- estudantes e coletivos possam ter acesso a mais informações sobre esse tipo de política de inclusão.
Este Guia básico de ações afirmativas na pós-graduação visa auxiliar os programas de pós-graduação e as instituições de ensino superior a desenvolverem ações afirmativas em favor de diferentes grupos sociais.
O documento contém informações sobre as principais características das ações afirmativas atualmente existentes em programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) de universidades públicas.
Acreditamos que esse documento poderá contribuir para que políticas já existentes possam ser revisadas e as instituições que ainda não possuem ações afirmativas obtenham orientações úteis para seu processo de desenho e formulação das políticas.
Acesse a Versão Completa do Guia com exemplos e sugestões de redação de editais e resoluções.
Confira também uma Versão Resumida do Guia, contendo os principais destaques.