Infográfico: universidades públicas com resoluções sobre ações afirmativas na pós-graduação
Documento apresenta as principais características das resoluções de universidades públicas a respeito de ações afirmativas na pós-graduação.
Pesquisa analisa as resoluções criadas por universidades públicas sobre ações afirmativas na pós-graduação até o abril de 2023. Infográfico apresenta as principais características das resoluções de universidades públicas a respeito de ações afirmativas na pós-graduação.
As resoluções aprovadas pelos conselhos universitários foram grandes responsáveis pelo crescimento das ações afirmativas na pós graduação. Desde 2002 existem resoluções nesse sentido, mas foi só a partir de 2015 que passamos a ver um crescimento do número anual de resoluções editadas pelos conselhos superiores das universidades públicas.
Dentre as 52 universidades públicas com resoluções, as regiões nordeste e a sudeste lideram o ranking com 15 e 14 universidades respectivamente, enquanto a região norte tem apenas 6. Além disso, os maiores beneficiários dessas ações são pessoas pretas, pardas, indígenas e com deficiência (94%). A modalidade de cotas está prevista em 62% das resoluções, seguida da modalidade mista de cotas e vagas suplementares reservadas (28%).
Confira o infográfico aqui.