o que é obaap?
O Observatório de Ações Afirmativas na Pós-graduação tem por objetivo monitorar editais de programas de pós-graduação (PPGs) e resoluções de universidades públicas que adotam ações afirmativas (AAs) em suas seleções.
O site contém um banco de dados com os editais de todos os PPGs acadêmicos (mestrado e doutorado) com AA e todas as resoluções de universidades que adotaram essa medida na pós-graduação, além de artigos e outros materiais sobre a temática.
equipe

Anna Carolina Venturini
Coordenadora Geral (licenciada)Bacharel em Direito (2010) e Mestre em Direito do Estado (2014) pela Faculdade de Direito da USP. Doutora em Ciência Política (2019) pelo IESP-UERJ, tendo realizado parte de sua pesquisa de doutoramento na qualidade de Visiting Fellow na Universidade de Harvard (2017). Em abril de 2020, a tese ganhou o Prêmio de Melhor Tese de Ciência Política defendida em 2019 no Concurso de Melhor Tese do IESP-UERJ.
Concluiu pós-doutorado no Programa Internacional e Interdisciplinar de Pós-Doutorado (IPP) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) (2019-2022) e no Departamento de Sociologia da USP (2022-2023).
Foi coordenadora de pesquisas no Afro – Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do Cebrap (2020-2022). Também foi pesquisadora do Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT) (2020-2022) e do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA – IESP/UERJ) (2015-2022). Foi pesquisadora do Núcleo de Direito, Gênero e Identidade da FGV Direito SP (2017-2018).
Em 2022 foi pesquisadora visitante no Observatoire sociologique du changement (OSC) da Sciences Po. Em 2018 recebeu o Mark Claster Mamolen Fellowship do Afro-Latin American Research Institute (ALARI) da Universidade de Harvard. Em 2021 se tornou grantee do Instituto Serrapilheira, bem como recebeu o Diversity and Inclusion AGR Grant for Early Career Scholars da American Political Science Association (APSA) e o Small Research Grants programme da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP).
Desde 2020 ministra cursos sobre condução de entrevistas e análise de dados qualitativos no NVivo no Cebrap.lab e em outras instituições. Integrou o Comitê de Gênero, Raça e Sexualidade da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) na gestão 2020-2022. Foi Diretora de Políticas de Ações Afirmativas no Ministério da Igualdade Racial em 2023.
Autora do livro “Ação afirmativa na pós-graduação: os desafios da expansão de uma política de inclusão” (EdUERJ, 2023) e co-autora do livro “Ação afirmativa: conceito, história e debates” (EdUERJ, 2018).
Atualmente afastada da Coordenação Geral do Obaap por estar no cargo de Diretora na Secretaria-Executiva do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Henrique Rodrigues Moreira
Coordenador InstitucionalDoutorando em Ciências Humanas com ênfase em Sociologia (PPGSA/UFRJ), Mestre em Sociologia (PPGS/UFF) e Licenciado em Ciências Sociais (ESR/UFF). Na área de Relações Étnico-raciais, desenvolve pesquisas sobre a trajetória de institucionalização e sobre as capacidades estatais para implementação de Políticas de Promoção da Igualdade Racial a nível nacional e municipal.
Na área de Sociologia do Trabalho e Sociologia Econômica, desenvolve pesquisas sobre políticas de flexibilização da legislação trabalhista e do mercado de trabalho, com ênfase na modalidade de contratação intermitente. Tem experiência com análise documental, pesquisa qualitativa, análise de indicadores socioeconômicos, coleta de dados em bases governamentais e avaliação de políticas públicas

Emili Senra
Assistente de pesquisaMestranda em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense – Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (UFF-Campos, cujo campus foi construído e consolidado após o Reuni). Na graduação, ela teve a oportunidade de passar um período na Universidade da Beira Interior, em Portugal, no curso de sociologia.

Jaqueline Galdino da Silva
Assistente de PesquisaMestranda em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC, Especialista em Direito Processual Penal pelo Instituto Damásio e Bacharel em Direito pela Faculdade Ibmec SP. Possui experiência com pesquisas qualitativas e também é graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participa atualmente dos grupos de pesquisa: Política, Políticas Públicas e Ação Coletiva (3PAC/UFABC)”, Pós-Graduar (UFABC) e MIGREPI.

Marcus Vinicius Franca Santos
Assistente de PesquisaGraduando no bacharelado de Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e possui uma primeira graduação tecnológica em Produção Audiovisual pelo Centro Universitário da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Atualmente é professor voluntário na Rede Emancipa de cursinhos populares para o pré-vestibular em Diadema/SP.

Camilly Vitoria Silva e Silva
Assistente de PesquisaGraduanda em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), integra a Clínica Luiz Gama e o PET Sociologia Jurídica. Além disso, coordena uma pesquisa coletiva pautada no acesso aos Direitos Sexuais e Reprodutivos.
Apoio institucional


Outros apoios



